Translate

terça-feira, 17 de maio de 2016

ÓBIDOS: QUER COMPRAR UM LIVRO?


QUER COMPRAR UM LIVRO?
VÁ À ADEGA OU, ENTÃO, À IGREJA.
Os adultos, às vezes, são muito maçadores com os livros. Com a mania de ler. E de insistir com os outros para ler. Eu sou desses adultos.
Mas agora vou pôr os livros de lado e falar de livrarias.
Quando vejo uma, raramente resisto a entrar mas, aqui há tempos, ia passando por duas tão giras, acolhedoras, encantadoras e originais e quase nem dava por elas!
Ora, quem se vai lembrar, que por trás de legumes, frutas, conservas e vinhos, há também livros? E recantos para estar confortavelmente sentado a folhear os livros? Numa antiga adega. Quem se lembraria de tal coisa? 
E numa igreja? E se, nos nichos, na parede, em vez de imagens de santos, estivessem pilhas de livros? E no altar-mor? Livros, livros, livros... E a nave da igreja sem aqueles grandes bancos de madeira, mas com sofás e cadeiras confortáveis? Quem haveria de se lembrar? Eu não. Confesso.
Mas alguém se lembrou. E, a mim, parece-me muito bem lembrado.
Estas duas livrarias podiam apenas fazer parte de uma história, imaginada como muitas das que há nos livros, mas não.
Existem mesmo. Em Portugal. Na vila de Óbidos, que desde 11 de Dezembro de 2015 está classificada como "cidade criativa" pela UNESCO (uma organização internacional importante).
Provavelmente já foram a Óbidos ao Festival de Chocolate ou à Vila Natal ou ver o castelo ou andar por lá sem rumo certo...
Mas quando lá forem, não se esqueçam de visitar também estas.
Ana Luísa Galvão
Enc. Educação

Sem comentários:

Enviar um comentário